A Associação Bahiana de Equoterapia no trabalho realizado em parceria com o Esquadrão de Polícia Montada recebeu nesta manha Dra. Ana Paula C. Peixoto e seus alunos da disciplina Atividades e Terapias Assistida por Equinos do curso de Medicina Veterinária da UFRB.
A Sra. Maria Cristina Guimarães Brito, presidente e fundadora da equoterapia na Bahia, fez uma retrospectiva dos primeiros passos dados em 1993 e hoje acompanhamos o sucesso e crescimento com novos centros de Equoterapia na Bahia.
A ABAE se fundamenta nos princípios éticos e técnico-cientifico da Associação Nacional de Equoterapia e vem fazendo seus seguidores.
Palavras de incentivo não faltaram para os alunos: Maria Cristina e Ana Paula, fortaleceram o entendimento sobre a participação do médico veterinário na equipe multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar.
A manhã proveitosa possibilitou aos alunos assistirem sessões de Equoterapia e, tiveram a oportunidade de identificar que cada caso é um caso e, se faz necessário o estabelecimento de um programa individualizado para cada praticante de Equoterapia.
Maria Cristina ressaltou que a parceria estabelecida nesses 26 anos com Policia Militar através do Esquadrão de Polícia Montada e o Exército Brasileiro através do 19BC foi determinante para a consolidação da instituição da sociedade civil e atua conforme o Marco Regulatório através da Lei 13.019/2014.
Este avanço da entidade traduz com a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Salvador através da SEMPRE – Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza intermediada pelo convenio de Cooperação Técnica.
A cada Comando que passa pela CAVALARIA acolhe as crianças e adolescentes com deficiência e carentes.
Maria Cristina destacou o apoio recebido pelo Comandante Maj. PM Carlos Eduardo Sampaio Menezes na continuidade deste trabalho as pessoas com deficiência.
Os alunos ficaram atentos a cada atendimento, e perguntas foram respondidas após cada sessão.
Os alunos foram acompanhados pelo Ten. PM Pitangueira e médico veterinário.
Foi uma manhã rica de informações e motivadora para a implantação de novos centros no estado da Bahia, quiçá na própria UFRB com o desejo coletivo para atender a comunidade de Cruz das Almas e regiões circunvizinhas.
Maria Cristina se colocou a disposição dos alunos para elaboração de projetos e empreendimento em novos Centros de Equoterapia na Bahia.
Juntos somos mais fortes!
Comments are closed.