Uma história de luta e superação
Inspiração para seguir em frente sem desanimar.
Como tudo começou
Transformar o luto pela luta foi o lema de Maria Cristina Guimarães Brito e Ezequiel Brito, pais de dois filhos: Yuri e Hugo. Yuri, nasceu com sequela de paralisia cerebral com quadro de moderado a severo, apresentando até os sete anos o prognóstico de não andar e nem falar. A incansável luta de sua mãe nas terapias convencionais contrariou pareceres médicos e paramédicos nos desafios diários para a reabilitação de seu filho.
Em 1992, Yuri foi convidado a participar do programa equoterapia realizado no Espaço Verde e, após 10 sessões foram observados ganhos importantes no seu desenvolvimento psicomotor, encontrando no cavalo um grande aliado e coadjuvante para a sua reabilitação.
Em 1993 a história de Maria Cristina, incentivadora da equoterapia na Bahia, se traduz na vida de muitas famílias, que buscam em Yuri, a inspiração para seguirem em frente sem desanimar, sendo mais tarde consolidada a Associação Bahiana de Equoterapia, visando oferecer o acolhimento e um serviço humanizado, de excelência com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional para as famílias mais carentes.
No decorrer desta trajetória a ABAE alcançou sua maturidade institucional, entendendo os benefícios possibilitando que a equoterapia se tornasse uma realidade do estado da Bahia, buscando estratégias através de instituições de assistência às pessoas com deficiência, assim como o fortalecimento de parcerias com Unidades Militares que ofereçam a infraestrutura e logística para a implantação de Centros de Equoterapia no estado da Bahia.
O alcance da equoterapia já nos municípios de Feira de Santana, Mutuípe, Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, Itabuna, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Itapetinga e Ituaçu (projeto futuro), conta com o aporte da ABAE que tem a expertise para a descentralização deste serviço no estado.
Hoje aos 38 anos Yuri é formado em publicidade, pós-graduado em Política & Estratégica pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e trabalha no setor de recursos humanos em uma grande empresa. É um exemplo de vida para ser referenciado às famílias que passam por situação semelhante.
Missão, Visão e Valores
Nossa Missão
Atender a pessoa com deficiência no programa da Equoterapia, contribuindo para a habilitação, reabilitação e o estabelecimento de sua dignidade e exercício pleno de sua cidadania.
Nossa Visão
Ser referência nacional e internacional na Equoterapia, com ações voltadas a assistência à família, a educação inclusiva e no programa de habilitação, reabilitação e promoção social da pessoa com deficiência.
Nossos Valores
Humanização, Transparência, Responsabilidade Social, Inclusão Social, Preservação socioambiental e Parceria.