Descrição do Projeto
A atividade equoterapêutica faz o diferencial no programa de assistência especializada as pessoas com deficiências. Nestes 25 anos de serviços prestados a sociedade baiana, a entidade vem recebendo visitas de profissionais interessados em conhecer a logística da equoterapia. E, tomando como ponto de partida, o cavalo faz o protagonismo do trabalho, esse deverá passar pelo olhar clínico do médico veterinário para avaliação das suas condições para o atendimento.
É imprescindível ressaltar que as noções básicas de equoterapia envolvem todo contexto da prática equoterapêutica e facilitam melhor entendimento metodológico para os profissionais interessados na realização do Curso Básico de Equoterapia, e os alunos que buscam a Associação Bahiana de Equoterapia para campo de estágios acadêmicos.
Equoterapia precisa de cavalos bem treinados – Por quê o cavalo?
Análise do cavalo como instrumento terapêutico e suas interferências relacionadas a uma sessão de Equoterapia – Segundo Vitor Edgard P. Neto, fisioterapeuta, durante alguns anos muitas foram as perguntas sobre: como o cavalo e seu passo interferem na terapia? Como o tipo de montaria influencia no estímulo ao praticante? O peso do praticante interfere no passo do cavalo? O tamanho do cavalo interfere nas contrações musculares dos praticantes? O tipo de cilha assim com a altura do estribo modifica o estímulo ao praticante?